DIVULGAÇÃO - Revista Sem Glúten N47-2017

DIVULGAÇÃO DA DOENÇA CELÍACA


A importância das ações de divulgação da doença celíaca - DC


Dias-sem-glúten-divulgação-revista-sem-glúten-APC-N47-capa


Quem é celíaco ou tem um filho(a) celíaco(a) percebe a importância da divulgação da doença no meio social onde se insere.
É importante que os familiares mais próximos, amigos, colegas de trabalho ou de escola, percebam o que é a doença celíaca bem como de que forma podem ajudar um celíaco a integrar-se familiar e socialmente.

Seguindo essa linha de raciocínio, sempre que posso faço a minha própria divulgação da DC.

E um dos locais onde tento fazer essa divulgação é na escola, pois é o local onde a maior parte das crianças, nos dias de hoje, passa a uma grande parte do seu tempo.
E nós como mães temos que sentir total segurança relativamente aos cuidados básico que é necessário ter com a sua alimentação.

A divulgação começou quando foi diagnosticada a doença do Kiko em Junho de 2014, com reuniões com educadora e diretora pedagógica da escola na altura a Kriabébes no Alto de Algés.

Quando mudou de escola  embora pertencente ao mesmo grupo a KriaKrianças em Linda-a-Velha reuni-me com a devida antecedência com a nova educadora e diretora pedagógica, para as informar dos procedimentos a ter.

E assim, desde que o meu filho foi diagnosticado com DC todos os anos em Maio realizei uma ações se sensibilização junto dos colegas de sala.

As atividades foram variando ao longo dos anos e este ano em Maio fizemos na sala dos 5 anos uma atividade mais arrojada como mencionei no post de Maio sobre este assunto Mês de Maio mês do Celíaco, que envolveu a confeção de um pão e de um bolo em sala.

O resumo dessa atividade foi enviada para a APC - Associação Portuguesa de Celíacos e na revista N 47-2017 apareceu uma nota sobre essa atividade.

Dias-sem-glúten-divulgação-revista-sem-glúten-APC-N47-exerto-texto

Dias-sem-glúten-divulgação-revista-sem-glúten-APC-N47-pagina


Sempre que tenham oportunidade divulguem a doença celíaca. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento e estiverem sensibilizadas mais fácil será a conveniência social dos celíacos.




Comentários