BOLO DE TÂMARAS
Hoje apeteceu-me experimentar um bolo que não fosse muito calórico e com teores reduzidos de açúcar para comer em alguns snaks a meio da manhã ou da tarde, ou quando aperta aquela vontade de comer um miminho.
Em busca de uma alimentação equilibrada e redução de açúcares processados
A busca de uma alimentação mais equilibrada é um dos meus pilares, e se faço a DIG - Dieta Isenta de Glúten por uma questão de saúde, também exploro outros tipos de alimentação e tento adaptar algumas receitas ao meu gosto pessoal e da minha família.A redução de açúcar na alimentação, em especial o processado é uma batalha.
No entanto nem sempre é fácil conseguir uma receita de bolos que não leve açúcar e que fique ao nosso gosto meio sem sabor.
Mas como tudo na vida, sem experimentar/arriscar não se chega a lado nenhum, embarquei numa nova aventura...
Bolos / Doces sem Açúcar
Com a intenção de testar novas recitas que se enquadrem neste objetivo de redução de açúcar, inicio hoje no blogue a nova Rubrica de Bolos / Doces sem açúcar (processados), onde irei partilhar algumas receitas.Fiz algumas pesquisas e encontrei neste blogue uma receita que me inspirou, e que adaptei ligeiramente.
INGREDIENTES:
Para prepara o bolo vai necessitar dos seguintes produtos:- 200 g, Tâmaras (usei um pacote de tamaras do Pingo Doce)
- 2 Chávenas de água (500ml)
- 4 Ovos Pequenos:
- 120 g, Farinha Mix B ;
- 5 g, Fermento Em Pó (Royal);
- Canela em Pó qb (opcional)
PREPARAÇÃO:
Coloque as tâmaras num tacho e adicione a água e deixe cozer em lume brando até estas estarem bem moles (aproximadamente 10m). Quando estiverem prontas triture com a varinha mágica, e reserve.
Adicione a farinha e o fermento e mexa bem.
Junte o puré das tâmaras e por fim a canela em pó.
Ou então se for uma forma lisa forre com papel vegetal, versão que aconselho ( usei uma forma de ursinho a pedido do meu filho mas para para desenformar o bolo vi-me "grega"!...)
Leve a cozer em forno pré aquecido a 180º C, e deixe cozer. Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido.
Comentários
Enviar um comentário