Mês de Maio o mês do celìaco


A 16 Maio assinalou-se o Dia Internacional do Celíaco, durante o mês foram várias a iniciativas desenvolvidas a nível nacional para assinalar este fato.
A APC -Associação Portuguesa de Celíacos criou folhetos de divulgação da doença e promoveu diversas ações a nível nacional junto dos meios de comunicação social bem como almoços / lanches / jantares convívio, em vários pontos do país, a sua maioria em estabelecimentos certificados.




Como Celíaca à 18 anos e mãe de uma criança celíaca desde os 2 anos, tenho aproveitado este dia para junto da escola do meu filho fazer a divulgação da doença e de alguma forma sensibilizar as crianças seus colegas para a doença celíaca, e assim chegar às suas famílias. E posso dizer que o feedback por parte dos pais é bastante positivo

Assim na atividade desenvolvida este ano iniciamos por falarmos um pouco sobre o que é o glúten e de alguns alimentos que um celíaco tem que substituir, para poder comer em segurança.



A actividade iniciou-se com a preparação de um pão sem glúten e enquanto o pão levedava na máquina de fazer pão, preparamos um bolo de chocolate.




De seguida realizamos a leitura da estória do Manhoso Sr. Glúten, o que levantou imensas perguntas pertinentes por parte das crianças e que foram  explicadas e/ ou discutidas em conjunto.

Depois  foi altura de  observar alguns alimentos naturalmente isentos de  glúten (como, legumes e frutas). Depois foi a vez de observar algumas embalagens com o símbolo de isenção de glúten onde temos a certeza que o manhos Sr. Glúten não se pode esconder, e  que assim podem ser consumidos com segurança pelos celíacos.

Após a sessão de leitura, observação e discussão realizamos um pequeno quiz baseado na estória que tínhamos lido e no que tínhamos observado e foi impressionante ver como crianças de 5 são recetivas à informação fornecida, acertando em todas as reposta.

Durante a tarde ao lanhe todas as crianças da sala e colaboradores da escola puderam deliciar-se  com um maravilhoso pão e bolo sem glúten.



Se todos nos empenharmos na divulgação ativa da doença celiaca junto de familiares amigos colegas de trabalho com certeza que os nosso filho terão um futuro mais facilitado, e será mais fácil viverem o seus Dias Sem Glúten, de uma forma segura.

Comentários